sábado, 19 de setembro de 2009

“Gramática Normativa, Descritiva e Internalizada” TP2

Relatório nº: 23 Turma:segunda/sábado Turno: matutino e noturno
Área:L. Portuguesa TP:TP2 Data:12-14/setembro/09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese
A décima segunda oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, foi realizada no dia doze de setembro de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Iniciamos a oficina com uma mensagem de Rubem Alves e fizemos reflexão.
Na sequência, passamos alguns provérbios e orientamos para que os cursistas em grupo, produzissem gêneros textuais de livre escolha e que no mesmo tivesse implícito um provérbio . Grupo 1: produziu um anúncio publicitário, grupo 2: produziu um poema, grupo 3: produziu uma dramatização e o grupo 4: produziram um fábula.
Seguimos fazendo a aplicabilidade das unidades 5 e 6 do Caderno de Teoria e prática “Gramática Normativa, Descritiva e Internalizada”. Após, a classe foi dividida em 4 grupos para realização das atividades: Grupo 1: planejar aula a partir do ensino produtivo e do ensino descritivo/reflexivo; grupo 2: ampliando as nossas referências - questões ligadas ao ensino da gramática; grupo 3: organização da frase e do período; grupo 4: artigo - o vôo da Asa Branca: uma reflexão sobre a Lingüística e o Ensino de Língua Portuguesa de Dioney Moreira Gomes
Para socialização da atividade anterior fizemos uma dinâmica “do boneco” em que cada grupo deveria ficar responsável por uma parte e relacioná-la com o tema trabalhado (escrever palavras ligadas ao Gestar II e ao tema): grupo 1: confeccionar a cabeça, grupo 2 o tronco, grupo 3 membros inferiores e grupo 4 membros superiores. Foi uma atividade muito proveitosa, pois os cursistas foram criativos interagindo e refletindo sobre o seu papel na sala de aula. Atingiram o objetivo determinado.
Descontraímos fazendo a leitura do texto do curso de Letras da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco .
Para compreendermos melhor sobre variantes lingüísticas e conhecimento de mundo, os cursistas produziram um gênero textual, bilhete com as seguintes instruções: escreveram numa mesma folha de papel (circulando de carteira em carteira) um bilhete, cada um produziu com variantes regionais diferentes e segundo tema proposto pelo professor formador. E para refletimos assistimos a um vídeo : “Como o brasileiro elogia uma mulher”.
Finalizamos o curso com explanação e direcionamento do próximo encontro: Oficina intercalada 3 – tema descritores e distratores.

3 comentários:

  1. OI PESSOAL DO AUTORES DE LINGUAGEM.
    A PROFESSORA ROSINHA PASSOU ALGUMA NOVIDADE PARA VOCÊS?
    NÃO TENHO ME COMUNICADO COM NINGUÉM DA TURMA.
    QUAIS SÃO AS INTRUÇÕES/

    ResponderEliminar
  2. Angela, a prof Rosinha nunca mais falou conosco da Rede Estadual de Campo Grande. Já mandei um email p ela, mais nada.

    ResponderEliminar
  3. Oi pessoal vocês já estão preparando a atividade avaliativa para o próximo encontro? Não entendi o que era para fazer sobre literatura. Socorrooooooooooooooo. bjos.

    ResponderEliminar